O governador Roberto Requião e o secretário da Educação, Maurício Requião, lançaram anteontem no Palácio Iguaçu o programa Biblioteca do Ensino Médio para a Rede Estadual de Ensino (BEM). O projeto prevê a entrega de três mil kits, com 129 títulos cada, para serem distribuídos aos 32 núcleos regionais de ensino. “O livro didático é fundamental para o desenvolvimento do ensino e as escolas do Paraná precisavam deste estímulo, pois não tinham mais bibliotecas”, afirmou Requião. “O raciocínio e a inteligência são desenvolvidos com a informação, portanto, o homem é um reflexo da informação que recebe.”

No total, o projeto prevê a distribuição de 387 mil livros nas escolas estaduais do Paraná, e para que isso aconteça irá investir R$ 4,2 milhões. Os kits serão distribuídos aos núcleos regionais e, a partir daí, serão encaminhados às escolas de cada região do Estado. Numa segunda etapa, serão entregues mais 300 títulos, que ainda estão em processo de licitação, para cerca de 2.200 escolas.

O programa é coordenado diretamente pela equipe do Departamento de Ensino Médio da Secretaria da Educação e os conjuntos de títulos já prontos, que compõem a BEM, serão distribuídos nos próximos meses. Serão 2.811 bibliotecas do ensino médio para 2.031 escolas de todo o Estado, visando, principalmente, à formação de leitores e o fornecimento de subsídios teóricos a professores e estudantes. O programa contará na seqüência com outras duas etapas: a Biblioteca do Professor e a Biblioteca de Temas e Autores Paranaenses. “As obras literárias de bons escritores paranaenses serão editadas e farão parte das nossas bibliotecas de ensino médio” prometeu Requião.