A chuva que começou a cair com intensidade no sábado (3) deve voltar ao Paraná justamente na semana do feriado de 7 de setembro – Dia da Independência. Entre esta segunda-feira (5) e quarta-feira (7), são aguardados temporais e volume de precipitação acima do normal em Curitiba, Região Metropolitana, no Litoral, nos Campos Gerais e no Norte Pioneiro. Segundo o Simepar, as chuvas são provocadas por uma nova frente fria que se desloca rapidamente sobre a região Sul em direção ao estado de São Paulo e ao Atlântico e pode causar até mesmo enchentes ou alagamentos.

Há uma trégua na chuva em algumas cidades, mas a pausa deve durar pouco nessa segunda-feira (5). Esse sistema de baixa pressão mantém a instabilidade do clima sobre o Paraná. Um fluxo de altos índices de umidade do ar aumenta ainda mais essas possibilidades de chuva sobre o estado.

As pancadas mais fortes devem chegar a Curitiba e toda a faixa Leste apenas à noite. No entanto, já chove em algumas regiões do Oeste e essa chuva deve se manter ao longo do dia. O Norte também será chuvoso.

A previsão para a capital do estado é de máxima de 19° C. Em Francisco Beltrão, mais ao sul, as máximas não ultrapassam 18° C. Jacarezinho, no extremo Norte, registra as temperaturas mais altas da segunda-feira (5), com 24° C.

Chuvas acumuladas

De sexta-feira (2) até o domingo (4), choveu em todas as regiões do estado ao menos uma vez ao longo do período. Os maiores volumes ficaram concentrados entre Guarapuava e as cidades litorâneas, principalmente nos municípios localizados na Serra do Mar ou muito próximo a ela. Pinhais registrou 105,2 milímetros de chuva nos três dias. Morretes, 82,2 mm. Curitiba ficou perto desses índices, com acúmulo de 73,6 milímetros, segundo o Simepar.

Feriado duplo instável e com geada?

Há possibilidade da chuva se estender até o feriado do dia 7 na capital. Já ao longo da quinta-feira (8), feriado municipal em Curitiba, uma nova frente fria abre inclusive a possibilidade de geada na região.

Segundo o Simepar, as mínimas para a capital podem girar em torno de 5° C na quinta. União da Vitória e Rio Negro amanhecem com temperaturas perto da casa dos 3° C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê geada para Curitiba e região sul na quinta-feira (8).