Umuarama – Com o tema central “Revendo caminhos: experiências lingüístico-literárias na formação do profissional de Letras”, a Universidade Paranaense Unipar, Campus de Umuarama, promove a 9.ª Semana de Letras. Palestras, oficinas e apresentação de trabalhos científicos vão enfocar assuntos atuais da área. O evento, que começa amanhã (13) e segue até sexta-feira (17), vai reunir alunos, professores e egressos da instituição e profissionais da área.

O objetivo da tradicional semana, segundo o coordenador do curso de Letras, professor Augusto Gaioski, é oferecer oportunidades de enriquecimento científico aos participantes, através da discussão de assuntos relacionados às áreas de Língua, Lingüística e Literatura, além de promover intercâmbio de idéias e troca de experiências entre professores, escritores e estudantes.

A diretora da Pesquisa e Pós-graduação da Unipar, professora doutora Débora Sant?Ana, vai ministrar a palestra de abertura, abordando o tema “A pesquisa como fator indutor do desenvolvimento”. A cerimônia de abertura acontece no Teatro Unipar, na segunda-feira, a partir das 19h.

Na terça-feira (14), o coordenador de Programas Especiais do Ensino Superior da instituição, professor Luiz Roberto Prandi, vai falar sobre “Motivação e criatividade no cotidiano”. Na seqüência, a palestra “Experiências profissionais de egressos do curso de Letras” será colocada em debate pelos egressos da Unipar, o diretor das rádios Bianca e Aline FM, Wanderley Bellini; a professora da equipe de ensino do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, Marcela Baggio Violada; professora de Inglês no Fisk, Débora de Godoy e a recém-formada e laureada com a maior nota de todos os tempos e cursos da Unipar, Nilza Meneguetti.

Os interessados ainda podem se inscrever. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do curso de Letras, pelos telefones 621-3845 ou 621-3847.

Outros temas em discussão

Muitos outros temas serão discutidos durante a Semana de Letras. Na quarta-feira (15), o professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Amalio Pinheiro Ribas (professor Joãozinho), ministra a palestra “A literatura no ensino médio uma abordagem prática” e o professor da Unipar, Reinaldo Ribeiro de Castro Júnior, coloca em pauta o tema “Assumindo competência para a comunicação eficiente”.

Na quinta-feira (16), os professores da Unipar ministram oficinas sobre “História da MPB”, “Fiodor Mikhail Ovitch Dostoievski: entre a genialidade e a degradação humana”, “English games in action step by step”, “O ensino da língua portuguesa segundo a pedagogia histórico-crítica”, “A paixão de ser professor: o diálogo com o formador de personalidades” e “Aulas de língua portuguesa: espaço para criar e recriar”. No mesmo dia acontecem as comunicações, com apresentação de mais de 40 trabalhos científicos.

A semana segue até sexta-feira (17), com a palestra “Literatura infantil: a construção do leitor”, ministrada pela professora da Universidade Estadual de Maringá, Luzia Berloffa Tofalini e lançamento do livro “Crítica e análise literária”, dos alunos e egressos de graduação e especialização em Letras da iInstituição, organizado pelo professor da Unipar, Nílvio Ourives dos Santos e o especialista em Letras, José Carlos Gonçalves.