O Senai Paraná abriu 4,5 mil vagas para cursos técnicos exclusivas para alunos do segundo ou o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas. O aluno não paga nada e recebe alimentação e transporte. São 127 turmas, em 29 municípios de todas as regiões do Estado. A oportunidade é fruto da parceria do Senai-PR com os governos federal e estadual para o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que tem por objetivo ampliar o acesso de estudantes e trabalhadores à formação profissional.

“É uma grande oportunidade que os pais têm para oferecer formação profissional para os filhos, com a qualidade do Senai e sem qualquer custo”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo. “É importante que os professores das escolas públicas ajudem a divulgar e a orientar os alunos”, lembra. Pesquisas mostram que mais de 90% dos alunos conseguem emprego assim que se formam.

Critérios

Os cursos de qualificação se destinam a estudantes e trabalhadores incluídos nos critérios estabelecidos pela lei: beneficiários da Bolsa Família, os que recebem o seguro-desemprego, alunos de escolas públicas, além de grupos específicos, como soldados das Forças Armadas.

O jovem interessado deve se informar na própria escola onde estuda. As inscrições devem ser feitas até o mês que vem nos Núcleos Regionais de Educação da Secretaria da Educação. Informações no www.pr.senai.br .