O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou ontem novas instalações e equipamentos do Setor de Tomografia Computadorizada. O hospital conseguiu fazer a reforma do serviço com recursos obtidos pela Associação dos Amigos do HC (AAHC). Os equipamentos foram adquiridos com verbas do Ministério da Saúde.

O chefe do Serviço de Radiologia Médica do hospital, Ênio Rogacheski, informa que os usuários podem contar agora com um equipamento de tomografia computadorizada helicoidal, que permite exames mais rápidos e de maior definição, e com um aparelho de raio x telecomandado. ?Esta é a primeira parte de um projeto de modernização do serviço de radiologia do HC. Queremos transformá-lo em uma unidade de diagnóstico por imagem digno desta instituição?, afirma.

A adaptação do espaço foi realizada inteiramente com recursos vindos da AAHC. Por meio das comissões de Radiologia e de Diagnóstico por Imagem da entidade, foi possível angariar os fundos necessários para a obra. ?É uma satisfação ver o setor com salas e equipamentos novos. Agradeço a boa vontade de funcionários e médicos, que nos ajudaram muito?, comenta Anice Messmar, presidente da Comissão de Radiologia dos Amigos do HC.

De acordo com ela, a entidade vai continuar trabalhando para concluir a reformulação necessária do serviço. ?Não sabemos em quanto tempo podemos fazer isso. Estamos pedindo o apoio da comunidade paranaense para que nos ajude?, revela Anice. O Setor de Tomografia Computadorizada do HC faz 800 exames, em média, por mês. A reforma e os novos equipamentos permitem aumentar e melhorar o atendimento. A solenidade de inauguração contou ainda com as presenças do diretor-geral do HC, Giovanni Loddo, e o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior.