O outono de 2010 tem início às 20h43 deste sábado (20). De acordo com as informações dos técnicos do Instituto Tecnológico Simepar, as influências do fenômeno El Niño, que teve efeitos no verão, devem persistir durante a nova estação, o que implica em chuvas com variação entre próximo da normal e ligeiramente acima da normal climatológica.

Durante os meses do outono, deverá ser observada leve variação na precipitação no Paraná. Baseado nos prognósticos de enfraquecimento do El Niño, o regime de precipitação pluviométrica a partir da metade da estação deverá apresentar índices mais próximos da média histórica. Gradualmente, os períodos sem chuva (veranicos) serão mais observados ao longo do trimestre.

O regime de temperaturas para a estação deverá estar próximo dos valores médios para a estação. Haverá também maior amplitude térmica diária – diferença entre a maior temperatura e a menor temperatura diária – em todas as regiões paranaenses.

Geada

Também haverá aumento no risco de geadas à medida em que a estação transcorre. Nas regiões Central e Sul do Paraná, há risco de geadas em abril, principalmente nas áreas de vales e encostas abrigadas do vento. A partir de maio, o risco de geadas atinge todas as regiões paranaenses.