Embora o frio já tenha aparecido nos estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil, o inverno teve início oficialmente ontem, às 21h57. No Paraná, a estação deve se mostrar bastante típica, obrigando as pessoas a tirarem os cobertores e agasalhos dos armários.

O meteorologista do Simepar, Marco Antônio Rodrigues Jusevicius, diz que, ao contrário do que aconteceu nos dois últimos anos, as temperaturas devem se manter bastante baixas durante a estação em todas as regiões do Estado.

?O inverno deste ano não vai ser mais frio, mas típico do Paraná?, explica. ?Em 2002 e 2003 é que o inverno foi mais quente, sem anomalias climáticas, mas não existe explicação concreta para o que aconteceu.?

Segundo o Simepar, o inverno é a estação que registra os menores volumes de chuva durante o ano. Na estação, as chuvas devem variar de 50 a 210 mililitros neste mês, de 30 a 150 mililitros em julho e de 40 a 150 mililitros em agosto. As maiores precipitações devem ser registradas nas regiões Sudoeste e Oeste do Estado.
Entre 15 a 20 dias deste inverno, conforme o Simepar, devem ter temperaturas próximas ou abaixo de 12 graus durante o período da manhã.