Empresas e instituições públicas ou privadas obrigadas por lei a reservar vagas de estacionamento a idosos e deficientes já encontram na internet o modelo de placa a ser afixado em seus estacionamentos. O modelo pode ser baixado diretamente do site www.urbs.curitiba.pr.gov.br, que é a página da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A onde estão disponíveis também a legislação e informações sobre credenciamento para uso de vagas especiais, além do pré cadastro e agendamento de horário para retirada da credencial.

A lei determina reserva de 5% das vagas de estacionamento a idosos e de 2% a portadores de deficiência. As vagas devem estar devidamente sinalizadas tanto com legenda pintada no asfalto quanto com as placas de alerta. Para facilitar a confecção de placas, a Urbs disponibilizou no site modelo que pode ser baixado por qualquer empresa ou instituição, pública ou privada.

O uso destas vagas é condicionado à apresentação de credencial que deve ser deixada de forma visível no painel do carro tanto em áreas privadas – como hospitais, shoppings, clínicas e supermercados – quanto em vagas exclusivas do Estacionamento Regulamentado (EstaR). No caso do estacionamento regulamentado a credencial garante a vaga mas não exime o usuário do pagamento. Assim, nestas vagas será necessário deixar no painel, além da credencial, o cartão do EstaR que custa R$ 1,00 a hora.

A cidade tem atualmente 28,3 mil idosos e 1,6 mil portadores de deficiência credenciados pela Urbs.