O planejamento é essencial para chegar a um trânsito melhor e um sistema de transportes que atenda as necessidades da população. Dentro desse cenário, a tecnologia está sendo aplicada para alcançar esse objetivo.

Ontem, em um evento em Curitiba, gestores de trânsito, transporte e empresas do setor conheceram um software que está sendo trazido para Curitiba e que é aplicado em larga escala nos Estados Unidos e a Europa.

Representante da Citilabs, empresa líder mundial no mercado de software, Vladimir Majano apresentou o programa Cube 5, que visa uma maior eficiência em projetos de planejamento urbano.

“Essa é a melhor ferramenta existente hoje. Nos Estados Unidos e na Europa, o software é usado diariamente”, comenta Majano. No Brasil, já há trabalhos em Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro – neste, no projeto do trem-bala até São Paulo.

Chuniti Kawamura
Eraldo: “Solo imobiliário”.

Segundo o diretor operacional da Tectrans – Tecnologia e Transportes, empresa representante para consultoria e comercialização do Cube 5 no Brasil, Eraldo Constanski, o programa permite acrescentar vários dados, como a estimativa de crescimento da população, para estudar quais serão as conseqüências no trânsito. “No projeto de construção de um corredor de transporte, o software poderá indicar o que vai acontecer. Consegue avaliar todo o uso do solo imobiliário”, diz.

O Cube 5 é um programa caro, mas será ofertado para as universidades de Curitiba com uma licença gratuita. O objetivo é preparar os estudantes para o uso da nova tecnologia.