As fortes chuvas que caíram em Paranaguá entre a noite desta quarta (11) e a madrugada desta quinta-feira (12) provocaram a interdição total da PR-407 no sentido Praia de Leste (Pontal do Paraná), próximo a Paranaguá, no Litoral do estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a pista está com diversos pontos de alagamento entre os quilômetros 0 e 2. O bloqueio começou por volta das 2 horas e ainda não há previsão para liberação do trecho.

A situação afeta os motoristas que saem de Curitiba rumo ao Litoral. A orientação da PRE é que quem for para a região siga por Matinhos ou por dentro de Paranaguá até alcançar trecho da rodovia sem interdição.

Além disso, o temporal deixou seis pessoas desabrigadas e sete desalojadas. Não houve feridos. Cerca de 50 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Os chamados para a emergência começaram a diminuir no início da manhã desta quinta, quando a maré passou a regredir. As informações são da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros.

Acumulado

Em Paranaguá, segundo o Instituto Simepar, desde 1997 não chovia tanto em um único dia no município. Foram 157 milímetros (mm) na quarta-feira (11). O recorde anterior era de 113 mm, registrados em 13 de janeiro de 2015.

O temporal na região começou por volta das 19h e seguiu até às 6h desta quinta. O acumulado de chuva foi de 210 mm no período. Ainda conforme o Simepar, desde o início do ano, 360 mm de chuva já foram registrados em Paranaguá. A média para o mês todo costuma ser de 300 mm. A situação desta quinta-feira foi provocada por conta da frente fria que se aproximou do estado.

O Instituto alerta que há condição, ainda que pequena, para uma nova ressaca marítima na região.