Anderson Tozato
138 desistiram do concurso e estão fora da PUC.

Terminou ontem o vestibular de inverno da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Dos 1.600 inscritos, 138 não compareceram para as provas. O resultado do concurso será divulgado até sexta-feira e as aulas para os aprovados começam no dia 30 do mês que vem. Uma das novidades do vestibular deste ano foram as questões de filosofia.

As provas começaram no sábado. Pela primeira vez num vestibular da PUC, os alunos testaram seus conhecimentos em filosofia. Alguns tiveram dificuldades para responder as questões. Henrique Malaquias Possebom, de 16 anos, falou que só teve a disciplina no segundo ano do ensino médio e não lembrava muita coisa. ?Achei bem complicado?, disse. A colega dele, Mariana Tassi, concordou.

Conhecimento

O diretor de apoio acadêmico da PUC, professor Sérgio De Angelis, explicou que foram cobrados conhecimentos sobre seis filósofos. Os alunos tiveram que ler trechos originais das obras dos autores e responder algumas questões sobre o pensamento de cada um. ?Uma das habilidades que esperamos de nossos alunos é o senso crítico e a capacidade de interpretação?, comentou Sérgio.

Ontem, os vestibulandos fizeram provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Física e Geografia. No sábado foram feitas as de História, Matemática, Biologia, Química, Filosofia e redação. Neste vestibular foram oferecidas 1.100 vagas para 1.600 candidatos. Deste total, 138 desistiram e outra boa parte é de treineiros – alunos que ainda não concluíram o ensino médio.

Só cursos com vagas abertas

Os cursos mais concorridos neste concurso foram Direito e Enfermagem com três candidatos disputando cada vaga. Segundo o diretor de Apoio Acadêmico, Sérgio de Angelis, alguns cursos também registraram concorrência de um por um. Neste caso, para conseguir a vaga, o aluno não poderia zerar em nenhuma das provas.

O professor explica também que o concurso de inverno é mais tranqüilo porque nem todos os cursos abrem vagas neste período. Das 53 graduações, apenas 24 estão selecionando candidatos. Só são incluídos nesta etapa os cursos com vagas remanescentes. Por isso, normalmente ficam de fora Medicina, Odontologia e Jornalismo, entre outros.

O vestibular foi realizado em três câmpus: Curitiba, Toledo e Londrina.

O gabarito da prova pode ser consultado pela internet.