Foto: Aliocha Maurício

Xaxim: ruas congestionadas.

A circulação e estacionamento de caminhões pesados no bairro Xaxim, em Curitiba, está preocupando moradores da região. Os principais pontos por onde os veículos passam são as Ruas Omar Raymundo Picheth, onde o tráfego de veículos acima de 10 toneladas é proibido; e Barão de Santo Ângelo.

Os caminhões também usam várias ruas transversais a elas para estacionarem, obstruindo grande parte da pista. Algumas delas são as Ruas José Carlos de Macedo Soares, Othoniel Taborda Reinhardt e Pedro Siemens.

O técnico de indústria metal-química Daimar Labatut, que mora no Xaxim, é um dos que reclamam. ?Já cheguei a contar 46 caminhões carreta em uma hora, num sábado de manhã?, conta. ?E o pavimento aqui não comporta o tráfego. Quando eles passam, treme o solo?, completa, dizendo que já ligou várias vezes à Diretran para pedir a instalação de placas maiores indicando a proibição da circulação dos caminhões.

A Diretran informa, através de sua assessoria de imprensa, que nos bairros fora da região central só tem condições de fazer rondas. Portanto, depende das denúncias dos moradores, que devem ser feitas ao telefone 156, da Prefeitura de Curitiba. Ainda de acordo com a Diretran, a sinalização nas ruas da região está sendo remodelada.

Segundo a Prefeitura, a Rua Omar Raymundo Picheth passará a ter sentido único a partir das 10h de segunda-feira.