A prefeitura de Curitiba lançou ontem edital de licitação para construção de nova trincheira na BR-476, entre os bairros Jardim Social, Bacacheri e Bairro Alto. A obra fará a interligação entre as ruas Gustavo Rattman, no Bacacheri, e a José Zgoda, no Bairro Alto. O investimento, de R$ 12 milhões, é contrapartida do município para a segunda etapa da Linha Verde, no trecho do Jardim Botânico ao Atuba.

As empresas interessadas na licitação terão até o dia 14 de setembro para comprar os editais. A nova trincheira atende a um pedido da comunidade. O novo acesso permitirá ligação direta entre os três bairros, melhorando o trânsito no fim da Rua Fagundes Varela, no Bacacheri.

Atualmente, os veículos que vêm pela via são obrigados a usar um contorno e esperar um semáforo antes de cruzar a antiga rodovia. O novo trajeto será direto. Pela Fagundes Varela, será preciso virar na Rua Gustavo Rattman, uma quadra antes de chegar na rodovia.

No fim da Gustavo Rattmann, será construída uma trincheira com quase 90 metros. O novo acesso se interligará com a Rua José Zgoda. A trincheira permitirá a passagem de um carro em cada sentido. Também serão construídas calçadas para pedestres.

Outras mudanças previstas na região são a pavimentação e o novo projeto urbanístico nas ruas Xaverianos e Deputado Antônio Lopes Junior, que servirão de alças de acesso para quem não for usar a trincheira e quiser ir em direção ao Atuba ou ao Pinheirinho. As ruas Gustavo Rattmann e Fagundes Varela também passarão por obras de pavimentação, sinalização e calçamento.

A obra prevê ainda a construção de nova rede de drenagem, o que melhorará a captação de chuvas nos bairros Jardim Social e Bacacheri. O desvio das águas será feito para o rio Bacacheri, no Bairro Alto.