Cidade vazia, pouco trânsito, tempo bom. A receita pode ser frustrante para quem não pôde passar a virada do ano na praia, mas, para muitos turistas, é perfeita para aproveitar o feriado e conhecer Curitiba. Ontem, muitos deles passeavam pelos pontos turísticos da cidade e garantiam? a falta de movimento ajuda a aproveitar melhor os encantos da capital?.

A gerente administrativa Ana Maria dos Santos Pinho, de Bauru (SP), visitava Curitiba pela primeira vez e se dizia encantada com o verde da cidade. ?Não fazia idéia que uma capital podia ser assim, com tanta natureza?, afirmava. Para quem vive perto de São Paulo, então, o maior encanto era aproveitar o trânsito tranqüilo e ar puro. ?O cheiro daqui é muito bom. Fiquei encantada com o aroma das flores ontem à noite?, lembrava, citando o passeio que fez por Santa Felicidade.

Ainda no intuito de relaxar, os comerciários Rosane Reis e Daniel Riedi Souza, de Porto Alegre (RS), também descobriam a cidade. Os quatro dias que reservaram para passear em Curitiba eram bem aproveitados. ?Acordamos cedo, passeamos pelos pontos turísticos. É uma cidade muito limpa e organizada, a gente pode sair e caminhar tranqüilamente?, dizia Rosane. O casal já havia ido a Morretes e, ontem, depois de passear pela Rua XV, se preparava para conhecer os parques usando a Linha Turismo. ?Gostamos do pouco movimento. Afinal, viemos para descansar?, garantia Souza.

Já Alessandra Santana, de Rondonópolis (MT), estava encantada com a infra-estrutura da cidade e o Museu Oscar Niemeyer era o primeiro ponto turístico em que passava. ?A arquitetura é muito diferente de onde moro, além do tipo de turismo, que no Mato Grosso contempla mais fazendas, cachoeiras?, comparava. De passagem por Curitiba, ela e os amigos seguem para o litoral de Santa Catarina amanhã. A festa de Réveillon, que era para ser na praia, acabou sendo transferida para a capital paranaense, pois não havia mais vagas no litoral. ?Mesmo assim, vamos aproveitar bastante. Sempre tem alguma coisa interessante para se fazer em uma cidade como essa.?