A Universidade Federal do Paraná divulgou a relação candidato/vaga do Concurso Público para contratação de servidores técnicos administrativos. Somam 9.292 o total de candidatos que concorrem às 149 vagas do processo. O cargo com maior número de inscritos é o de Assistente em Administração, de nível médio: serão 5.921 candidatos concorrendo a uma das 66 vagas ofertadas, ou seja, que dá uma relação de 89,712 candidatos/vaga.  As duas categorias com maior número de inscritos seguintes são para os cargos de nível superior, de Pedagogo, com 432 candidatos; e Biólogo, com 420 inscritos, caso em que os candidatos disputarão apenas duas vagas, o que significará a disputa mais acirrada, de 210 candidatos por vaga. O cargo menos concorrido é o de Bibliotecário para o campus da UFPR em Palotina, onde apenas dois candidatos disputarão uma vaga.

Edital com o ensalamento dos candidatos será divulgado na próxima segunda-feira, no site do Núcleo de Concursos da universidade, no endereço www.nc.ufpr.br. A prova será realizada no dia 8 de junho, às 14 horas, em Curitiba, Matinhos e Palotina. Em Curitiba são oferecidas vagas nas carreiras de Arquiteto e Urbanista,,Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário/Documentalista, Biólogo, Biomédico, Contador, Economista, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Eletricista, Historiador, Médico do Trabalho, Pedagogo, Produtor Cultural, Psicólogo/Clínico, Secretário Executivo, Técnico Desportivo, Assistente em Administração, Técnico em Contabilidade, Coreógrafo, Diretor de Fotografia, Físico, Regente, Técnico de Laboratório/Biologia, Técnico de Laboratório/Química.

Em Pontal do Paraná as vagas são para Assistente em Administração e Biólogo. Em Palotina a vaga é para Bibliotecário/Documentarista. Para Matinhos são: Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico/Clínico Geral, Médico Veterinário, Programador Visual, Psicólogo, Químico, Secretário Executivo, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Agropecuária, Tradutor e Intérprete de Libras, Técnico de Laboratório. Os salários para os cargos de nível médio são de R$ 1.253,09 e os de nível superior de R$ 1.483,90.

Exigência legal

A Progepe – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas vem sofrendo inúmeras críticas a respeito do Concurso Público para o provimento do cargo de Assistente em Administração, por estar exigindo experiência comprovada de 12 meses. A exigência, no entanto, não foi definida pela pró-reitoria, mas ao que manda a lei. O pró-reitor Carlos do Rosário explica que o artigo 9º da Lei 11.091/2005 e seu anexo II dizem que o ingresso nos cargos do Plano de Carreira "far-se-á no padrão inicial do primeiro nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas no Anexo II desta Lei".  E o Anexo II, explica Carlos, define a escolaridade exigida, de Médio Profissionalizante ou Médio completo, mais experiência de 12 meses". Também a Procuradoria Geral na UFPR analisou a questão, verificando que a experiência é requisito legal, não podendo a universidade furtar-se ao seu cumprimento.