A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ganhou o primeiro lugar em dois temas da categoria Tecnólogo do Prêmio Técnico Empreendedor 2008. A premiação foi realizada na noite da última terça-feira (30), em Brasília.

No tema livre, o projeto “Aparelho doméstico para esterilização do ar”, orientado pelo professor Rubens Alexandre de Faria, do Campus Curitiba, foi o vencedor da etapa. O projeto foi realizado pelos alunos André Paulista da Silva, Paulo Henrique Francisco e Adriano Borcz, do curso superior de tecnologia em Gestão da Manufatura.

Em segundo lugar ficou o projeto “Protetor audiovisual”, também da UTFPR (Campus Curitiba), orientado pela professora Josélia Maria de Oliveira Rabelo e desenvolvido pelos alunos Sezinando Ribeiro dos Santos e Pedro Alexandre Cavichiolo, também do curso superior de tecnologia em Gestão da Manufatura.

O outro primeiro lugar da universidade foi conseguido pelo “Projeto de produção de sabão através da reciclagem de óleos comestíveis residuais de lanchonetes e residências, visando a geração de renda para comunidades carentes”, do Campus Londrina. O projeto concorreu pelo tema inclusão social e é orientado pela professora Isabel Craveiro Moreira, com as alunas do curso superior de tecnologia em Alimentos, Ana Luíza Guimarães e Raíssa Curti Bonfante.

No total, concorreram na etapa nacional 17 projetos, escolhidos entre 61 vencedores da etapa regional. Nesta edição do prêmio, a coordenação do Programa Técnico Empreendedor recebeu 300 projetos inscritos, o dobro do ano passado. Os finalistas realizaram um passeio turístico em Brasília e visitaram as instituições que promoveram o evento.

Este é o quarto ano seguido em que a UTFPR é finalista do Prêmio Técnico Empreendedor. No ano passado, o projeto “Aplicação computacional na alfabetização da fala de portadores de deficiência auditiva”, do Campus Ponta Grossa, foi o campeão da etapa nacional, na categoria tecnólogo e no tema inclusão social. Formavam a equipe o professor-orientador João Paulo Aires e os alunos Carlos Augusto Rohr, Ighor Alexandre Mudrey e Sabrina Gobel, do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Além da premiação, foram homenageados representantes de projetos contemplados em edições anteriores do prêmio, que escreveram suas histórias vitoriosas em livros da série “Casos de Sucesso” do Sebrae. Entre eles estão os servidores da UTFPR Claiton Voigt Warnk e Darci Gonçalves, responsáveis pelo projeto “Programa de Tecnologia Assistida”, vencedor na categoria tecnólogo em 2005. O projeto trabalha com a manutenção, adaptação e desenvolvimento de equipamentos para inclusão de portadores de necessidades especiais.