O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais portas de entrada para universidades públicas e privadas. E cada vez mais os alunos se preparam para atingir altas notas e garantir vaga em uma boa instituição de terceiro grau. Para chegar lá, boas opções gratuitas e baratas não faltam, tanto presenciais quanto virtuais ou até via satélite.

Com dedicação do aluno e a escolha de um bom curso preparatório, a vaga na universidade passa de sonho a realidade, independentemente da condição social. Se muitos acreditam que concorrer com alunos que fizeram a vida escolar em instituições privadas, com reforço de cursinhos caros, é algo impossível, há quem prove que um cursinho preparatório solidário não deixa nada a desejar a instituições de renome.

Um bom exemplo é Augusto Monteiro Silva, 19 anos. Ele foi aprovado no vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos e difíceis do Brasil e hoje cursa Ciências da Computação no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP). A preparação de Augusto foi com o Formação Solidária, instituição que atende alunos de baixa renda em Curitiba. “Foi o que me deu conhecimento para passar. Eu indico o cursinho, tem ótimos professores e foi o que me ajudou a passar, realizei um sonho. Não imaginava passar na Fuvest”, comenta.

O cursinho Formação Solidária é voltado para o Enem e também para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e apresenta um bom percentual de aprovação. “No ano passado tivemos 80 aprovações em instituições públicas e de bolsas no Prouni”, conta Elias Bonfim, coordenador do Formação Solidária.

Neste ano, o cursinho atenderá a mais alunos, passando de 240 para 360 vagas. O estudante precisa comprovar que não tem condições de pagar um curso preparatório e o único custo são R$ 40 de taxa de inscrição. Antes de ser aceito na instituição, o candidato passará por três fases. A primeira é o cadastro no site da instituição. Depois terá de fazer uma prova de conhecimentos gerais e então passar por entrevista com uma assistente social.

Outro caminho para ter uma boa preparação sem custos é o programa da Secretaria de Estado de Educação (Seed) Gabaritando o Enem, em parceria com a Secretaria de Estado de Comunicação Social. “São várias aulas gravadas e gratuitas veiculadas na e-Paraná (canal estatal) e postadas no Youtube e no nosso portal da secretaria”, explica Marli Aklbiazzetti, coordenadora do ensino médio da Seed. O programa disponibiliza aulas de todas as disciplinas, além de um chat com os professores para tirar dúvidas. As videoaulas vão ao ar todos os sábados, porém, elas ficam disponíveis na internet e ainda podem ser baixadas em computadores, notebooks, celulares e tablets através dos portais da Seed.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook