Valquir Aureliano / O Estado do Paraná
Mais de 44 mil candidatos vão
tentar uma vaga nos cursos da UFPR.

O concurso vestibular 2005 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) deve ser disputado por 44.682 candidatos. Desse total, 20.555 são do sexo masculino e 24.127 do feminino. O número de candidatos – que estarão disputando um total de 4.144 vagas – é cerca de 3% inferior ao registrado no ano passado, quando 46.531 pessoas participaram do concurso.

Na opinião do reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, a redução do número de candidatos é porque o vestibular da UFPR será realizado no mesmo período que os vestibulares das universidades estaduais de Santa Catarina, USP, UFMG, Federal de Pelotas (RS), Fuvesp e Unesp. A coincidência de datas foi proposital.

“Não concordamos que os estudantes façam vestibular em várias instituições e depois acabem escolhendo apenas uma”, afirma Moreira. “Em anos anteriores, isso fazia com que tivéssemos que realizar diversas chamadas, das quais 30% das vagas eram preenchidas em chamadas sucessivas. Isso nos prejudicava financeiramente, gerava uma série de burocracia e ainda dificultava a vida dos alunos que ingressavam tarde na universidade, perdendo grande parte do ano letivo.”

Outro motivo seria a realização do concurso apenas em Curitiba. No vestibular para ingresso este ano, as provas também puderam ser realizadas em Londrina, onde 2.589 pessoas participaram, e Joinville (SC), com 2.827 participantes. No vestibular de 2003, o concurso aconteceu em um total de seis cidades. “Resolvemos fazer o vestibular só em Curitiba por questões de segurança. Porém, nada impede que, depois que tivermos total domínio do novo sistema de vestibular (que será adotado a partir do próximo concurso), as provas voltem a ser realizadas em outras cidades.”

O reitor definiu o vestibular 2005 como o “vestibular das mudanças”. Porém, disse que essas mudanças devem ser para melhor, “promovendo a inclusão social e a democratização do acesso à universidade pública”. A principal alteração é a adoção do sistema de cotas. No próximo vestibular, 831 vagas serão destinadas a negros e estudantes oriundos de escolas públicas. A percentagem de vagas destinadas a essas categorias é variável por curso. Em Medicina, um dos mais concorridos, são 20% das vagas para negros e 20% para estudantes da rede pública.

“Durante o processo de inscrição, 2.368 pessoas se declararam negras, o que corresponde a 5,3% do total de candidatos. Já 13.791 disseram ter cursado todo ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas. O número corresponde a 31% dos candidatos”, declara Moreira. “Adotamos o sistema de cotas. Porém, se as vagas destinadas a negros e estudantes de escolas públicas não forem preenchidas, serão destinadas à concorrência geral.”

Outra mudança é que o concurso será realizado em duas fases, e os exames serão aplicados no período da tarde, para que os estudantes que dependem de transporte coletivo “possam pegar seus ônibus com maior tranqüilidade e chegar aos locais de prova com mais facilidade”.

Conhecimentos gerais

A primeira fase do vestibular será realizada no dia 28 de novembro, quando será aplicada uma prova de oitenta questões de conhecimentos gerais, versando sobre conteúdos do ensino médio. A segunda será nos dias 19 e 20 de dezembro, com prova de compreensão e produção de textos comum a todos os candidatos e provas específicas por curso.

A UFPR ainda não divulga os cursos mais concorridos para o vestibular 2005 e a relação candidato/vaga dos mesmos. Isso porque os participantes do concurso podem, até o próximo mês de outubro, mudar suas inscrições.

Datas importantes:

– 24 de outubro: último dia para que os candidatos solicitem alterações em suas inscrições (curso, língua estrangeira e cotas racial e social). A solicitação deve ser feita ao Núcleo de Concursos, através de preenchimento de requerimento e pagamento de taxa de R$ 15,00.

– 10 de novembro: estará disponível, via internet, o comprovante de inscrição, onde irão constar a turma e o local de prova da primeira fase.

– 28 de novembro: realização da primeira fase do concurso, com início às 14 horas e duração de cinco horas.

– 10 de dezembro: divulgação, até às 18 horas, da lista de classificados para a segunda fase do concurso.

– 15 de dezembro: estará disponível, via internet, o comprovante de inscrição dos aprovados para a segunda fase, onde irão constar a turma e o local de prova.

– 19 e 20 de dezembro: realização da segunda fase do concurso, com início às 14 horas e duração de quatro horas (cada dia).