O técnico Carlos Alberto Parreira confirmou a expectativa e “anistiou” os cinco jogadores que não foram ao “Amistoso da Paz”, no Haiti, no dia 18 de agosto. Na tarde desta quinta-feira, Parreira divulgou a relação de convocados para os dois próximos jogos da Seleção Brasileira nas eliminatórias da Copa do Mundo – contra Venezuela e Colômbia – e resgatou os três jogadores do Milan (Dida, Cafu e Kaká) e os dois do Bayern de Munique (Lúcio e Zé Roberto).

Os atletas haviam ficado de fora dos jogos contra a Bolívia e Alemanha, em setembro, como uma espécie de punição. A CBF entendeu que eles aceitaram passivamente o veto imposto pelos seus clubes. Na verdade, os dirigentes, estavam convencidos que os jogadores não se esforçaram o suficiente para serem liberados e, por conta disso, acabaram excluídos. Mas “pena” expirou e eles estão de volta.

Além dos cinco, a lista de Parreira traz ainda duas grandes novidades. O lateral-direito Maicon (Monaco-FRA) e o lateral-esquerdo Maxwell (Ajax). Os dois estiveram na seleção pré-olímpica que não conseguiu uma vaga para os Jogos de Atenas e vão entrar nas vagas de Belletti e Gustavo Nery, que não foram chamados. Nery operou a mão. Belletti foi mesmo uma opção técnica do treinador. Surpreendentemente, Parreira não chamou o meia Diego, (ex-Santos e hoje no Porto) e o meia Julio Baptista (Sevilha-ESP).

O Brasil enfrenta a Venezuela no dia 9 de outubro, em Maracaibo. O jogo contra a Colômbia está marcado para o dia 13 de outubro, em Maceió.

Veja a relação dos convocados

Goleiros:

Dida (Milan)

Julio Cesar (Flamengo)

Zagueiros:

Juan (Bayer Leverkusen)

Roque Jr (Bayer Leverksuen)

Lúcio (Bayern de Munique)

Luisão ( Benfica)

Laterais:

Cafu (Milan)

Roberto Carlos (Real Madrid)

Maicon (Monaco)

Maxwell (Ajax)

Meio-campistas:

Zé Roberto (Bayern Munique)

Gilberto Silva (Arsenal)

Edmílson (Barcelona)

Juninho Pernambucano (Lyon)

Renato (Sevilha)

Kaká (Milan)

Alex (Fenerbahce)

Edu (Arsenal)

Ronaldinho Gaúcho (Barcelona)

Atacantes:

Ronaldo (Real Madrid)

Adriano (Inter de Limão)

Luis Fabiano ( Porto)