Brasília – As empresas que ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda (DIPJ) deste ano têm prazo até quarta-feira (30) para prestar contas à Receita Federal. Quem perder o prazo pagará multa mínima de R$ 500,00.

A exigência do documento é para as pessoas jurídicas que optam pelos regimes de tributação no lucro real, presumido e arbitrado. O prazo para as demais empresas ? como as imunes, as isentas e enquadradas no Simples ? terminou em 31 de maio. Estão dispensados da entrega os órgãos públicos, as autarquias e fundações públicas, entre outros.

A Receita Federal já recebeu 388,5 mil declarações, das quais 61,6 mil por lucro real, 325,8 mil por lucro presumido e 1.036 pelo lucro arbitrado.

Em 2003, foram totalizadas 852.039 mil declarações, já incluindo as entregues fora do prazo. Dessas, 199,1 mil pelo lucro real e 651,2 mil pelo lucro presumido. O restante foi entregue por empresas que optam pelo lucro arbitrado.

Para enviar as declarações, as empresas podem utilizar os programas disponíveis na internet (www.receita.fazenda.gov.br).

As informações são da Receita Federal