A Petrobras começará em breve a explorar e produzir petróleo na Turquia. Segundo nota divulgada à imprensa nesta quinta-feira, a empresa ganhou a licitação para explorar dois blocos petrolíferos no Mar Negro, que divide a Ásia da Europa. Os trabalhos serão divididos, meio a meio, com a petrolífera turca Türkýye Petrollerý Anoným Ortaklidi (TPAO).

Os dois blocos localizam-se em águas profundas, sendo que Kirklarelli está a 1.200 metros de profundidade e Sinop, a 2.200 metros. De acordo com a Petrobras, a região turca do Mar Negro é ainda pouco explorada e por isso apresenta alto risco. No entanto, as perspectivas de retorno também são grandes, já que a Turquia é um país cercado por importantes bacias produtoras e é cortado por dutos de óleo e gás que abastecem a Europa.

A exploração de petróleo não significa retorno financeiro para uma empresa, uma vez que ainda serão feitos estudos para conhecer o verdadeiro potencial dos blocos. Uma vez encontrando o petróleo, será possível partir para a produção, ou seja, a extração do óleo do subsolo.

A Petrobras já explora ou produz petróleo em países como os Estados Unidos e a Colômbia, no continente americano; e a Líbia, a Tanzânia e a Nigéria, na África.