Rio de Janeiro – Iniciativas culturais de diversos segmentos podem ser inscritas até o início de fevereiro no Programa Petrobras Cultural e concorrer a parte da verba recorde de R$ 80 milhões, sendo R$ 60 milhões para seleção pública e R$ 20 milhões para projetos convidados.

Lançada oficialmente em dezembro do ano passado, a edição 2006-2007 do programa oferece novas linhas de patrocínio, como a de formação, que vai beneficiar projetos que utilizem a educação como forma de promover as artes.

A gerente de patrocínio da Petrobras, Eliane Costa, lembra que, a cada edição, a Petrobras promove eventos com produtores culturais de várias regiões do país para divulgar e incentivar a participação de produtores culturais fora do eixo Rio-São Paulo, que em geral têm menos acesso a recursos para esta finalidade.

?É uma oportunidade de discutir os processos, apresentar os critérios das seleções e incentivar os produtores de cada lugar a participar. É uma chance ainda de cada membro da comunidade ver que outras pessoas, em situações semelhantes, conseguiram o patrocínio através de seleções públicas?, explica ela.

De acordo com Eliane Costa, essa iniciativa de divulgação já está gerando descentralização. Na edição de 2003-2004, 68% dos projetos selecionados eram provenientes do Rio de Janeiro ou de São Paulo. Na edição seguinte, essa distribuição já havia sido invertida: 43% dos selecionados vieram desses dois locais, enquanto 57%, dos demais estados.

As inscrições terminam em datas distintas para cada área. Os prazos e os critérios de seleção podem ser consultados no site www.petrobras.com.br/cultura.