O Boletim de Análise Conjuntural – edição de janeiro/fevereiro traz como destaques artigos sobre o PIB de 2006; o PAC e a infra-estrutura do Paraná; câmbio, exportações e crescimento. O Boletim de Análise Conjuntural é um periódico bimestral publicado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Nesta edição há também os seguintes artigos: Programa de Aceleração do Crescimento: o pedaço fiscal de uma estratégia; cenários econômicos pós-2006; a indústria paranaense em 2006; panorama internacional do trigo; o mercado de trabalho na Região Metropolitana de Curitiba segundo cor ou raça.

Na página do Ipardes, endereço www.ipardes.gov.br, no ícone ?periódicos?, é possível acessar o conteúdo integral do Boletim de Análise Conjuntural ou, ainda, cada artigo isoladamente.

Destaques: O PIB BRASILEIRO DE 2006: Este artigo procura identificar e avaliar os determinantes da performance econômica do País em 2006, enfatizando os segmentos com maior influência no desempenho do Produto Interno Bruto. (leia mais)

CÂMBIO, EXPORTAÇÕES E CRESCIMENTO: Este texto apresenta considerações a respeito do comércio exterior brasileiro, tendo como foco a interferência da taxa de câmbio no comportamento recente das exportações e das importações nacionais. (leia mais)

O PAC E A INFRA-ESTRUTURA DO PARANÁ: Neste trabalho, são examinados os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) previstos para o Paraná, confrontando-os com as atuais necessidades infra-estruturais do Estado. (leia mais