A Polícia Militar tem intensificado as ações de combate à criminalidade e retirar armas de circulação para, com isso, evitar que crimes sejam cometidos, tem sido uma das prioridades. Só neste fim de semana, mais quatro armas de fogo foram apreendidas. ?Tanto em Curitiba quanto no interior do Estado redobramos os esforços para evitar que pessoas andem armadas nas ruas e cometam crimes?, disse o tenente Wagner de Araújo, da Comunicação Social da PM.

Um homem, abordado na Praça João XXIII, em Guaíra, por policiais militares do 19º Batalhão, estava com duas armas de fogo e foi preso na noite de domingo (14). O rapaz, de 20 anos, trazia consigo um revólver calibre 38, com cinco cartuchos intactos, e um revólver calibre 32, com seis cartuchos. O detido contou aos policiais que levaria as armas para Maringá, porque elas teriam sido ?encomendadas? por alguém de Paranacity, naquela região do Estado. Ele foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil, em Guaíra, que deverá abrir inquérito para investigar o envolvimento dele em algum esquema de tráfico de armas.

Capital

Também na noite de domingo (14), a equipe do Projeto Povo do bairro Fazendinha, em Curitiba, apreendeu um revólver calibre 38, modelo 5 tiros, sem numeração de identificação. Policiais militares do 13.º Batalhão da PM tinha sido acionados, por parentes de um rapaz de 26 anos, para atender a uma ocorrência de violência doméstica na Vila Guaíra. Ele era acusado de agredir e ameaçar familiares e de ter disparado o revólver. A arma foi encontrada escondida embaixo da cama.

Com o objetivo de reduzir a criminalidade na área central de Curitiba, policiais militares do 12º Batalhão realizaram mais uma operação no centro histórico da capital, na sexta-feira (12). Na operação foram revistados 943 pessoas, 53 veículos e 35 estabelecimentos comerciais e um revólver, calibre 38, foi apreendido. Cinco pessoas foram encaminhadas à Central de Polícia, um dos detidos pela posse da arma, outras duas pessoas por porte de drogas, um acusado de furto e outro por exploração de jogos de azar (máquinas caça-níqueis).

Contrabando 

Policiais militares de Guaíra apreenderam um veículo modelo Parati carregado de cigarros contrabandeados do Paraguai. A apreensão aconteceu na noite de sexta-feira (12). O carro, com placas de Jaguapitã, foi parado durante patrulhamento no bairro Vila Rica. Cerca de 1.500 pacotes de cigarros, que preenchiam todos os espaços do automóvel, sobrando apenas o banco do motorista, foram encontrados. O condutor, um homem de 40 anos, contou que a mercadoria seria levada para Jaguapitã, onde seria revendida. O caso foi registrado na Polícia Federal em Guaíra, para onde foram encaminhados o acusado de contrabando, o carro e a mercadoria.