Para aumentar a segurança dos veranistas que forem passar o carnaval no litoral, policiais militares serão colocados em pontos estratégicos, munidos de binóculos. Eles estarão na praia e até mesmo em sacadas de prédios para observar a movimentação de quem estiver acompanhando o trio elétrico na avenida nos dias da Matimbanda (sábado) e Caiobanda (domingo). "Será mais uma entre as várias medidas que estamos adotando para que a festividade transcorra normalmente", disse o capitão César Kamakawa, que é responsável pelas ações da PM em Matinhos durante a temporada.

Kamakawa explicou que após reuniões realizadas com moradores e comerciantes, além de autoridades municipais, chegou-se à conclusão que esta seria uma maneira eficiente de complementar as ações da Polícia Militar. "Olhando de cima, o policial tem como saber com mais facilidade em que pontos podem estar concentradas pessoas mal intencionadas", disse. Ele disse que, caso isso se confirme, os policiais têm como avisar, através dos radiocomunicadores, aos policiais que estarão na rua para que as providências sejam tomadas. "Esta agilidade será importante para que tumultos não sejam formados", completou.

Novidades

Além do uso de binóculos, outra novidade adotada pela Polícia Militar neste carnaval é a utilização de policiais militares a cavalo para o patrulhamento nas vias que dão acesso à Avenida Atlântica, que serão usadas para estacionamento por causa da interdição do trânsito de veículos na beira-mar.

Em Guaratuba, durante o desfile da Guaratubanda (segunda-feira – 07) policiais militares estarão observando a movimentação dos foliões em plataformas elevadas com dois metros de altura. As plataformas serão colocadas nas esquinas das vias que cortam a Avenida 29 de abril, local da concentração de público.