Policiais da delegacia de São José dos Pinhais, do 17º Batalhão da Polícia Militar e do serviço reservado da PM prenderam sete homens acusados de cometer crimes na cidade, localizada na Região Metropolitana de Curitiba. As prisões foram realizadas desde sexta-feira (21) e fazem parte de uma série de ações conjuntas para combater a violência. ?Assumi a delegacia há dez dias e vamos continuar trabalhando com rigor aqui em São José dos Pinhais?, disse o delegado local, Paulo Roberto da Silveira.

Um dos sete presos é Geancarlo Ferreira da Cruz, 22 anos, procurado pela polícia sob a acusação de assassinar Adelina Werneck, em maio de 2004. Cruz foi encontrado, na sexta-feira (21), em uma casa onde várias pessoas consumiam drogas, no Centro da cidade. ?Nós já tínhamos prendido o comparsa dele, na época, que havia confessado o crime e apontado Cruz como mentor?, explicou Silveira.

Segundo a polícia, o cúmplice de Cruz é Fabiano Caetano, 18 anos. Os dois cuidavam de carros próximo à residência de Adelina. ?Ela dava comida e ajudava os dois. Um dia, quando ela foi retirar a aposentadoria, eles a asfixiaram e roubaram muitos objetos da casa dela?, contou.

Everton dos Santos, 19 anos, acusado de assaltar uma empresa no município e assassinar o vigia, também foi preso. Ele teria assaltado uma empresa para roubar computadores em agosto de 2005. Ele foi preso na sexta-feira (21) pela manhã após ter roubado um veículo na cidade.

Assaltos

Além deles, a polícia prendeu dois assaltantes. Fernando da Silva Berlande, 18, e Gean Christian da Silva, da mesma idade, agiam separados. Berlande costumava roubar postos de gasolina e já foi reconhecido por uma vítima. Silva já roubou diversos locais e, no sábado (22), foi preso, no bairro Afonso Pena. Várias vítimas já o reconheceram. ?Em todas as prisões, contamos com o apoio da PM. Com um trabalho ótimo de inteligência, nós estamos conseguindo tirar esses bandidos de circulação?, disse o delegado.

Um ladrão também foi preso. Willian Marcondes Castilho, 21, foi preso no bairro Afonso Pena, no sábado (22), acusado de roubar pessoas nas calçadas de São José dos Pinhais. Castilho já possui antecedentes por furto. Ele foi preso enquanto circulava pelo bairro. Além de Castilho, no sábado pela manhã, também foi preso Ivalmir Bento, 27, no bairro Cidade Jardim. Ele é acusado de traficar drogas no município e já tem passagem pela polícia por estelionato. Bento foi preso em frente a sua casa.

Entre os presos também estava um foragido do 7.º Distrito Policial. O assaltante Emerson Marques, 24 anos, fugiu no final do ano passado e assassinou um de seus companheiros de fuga. ?O trabalho da polícia é prender. Nós vamos continuar prendendo aqui em São José dos Pinhais?, encerrou o delegado.