As atividades comemorativas aos 151 anos da Polícia Militar do Paraná terminam, neste domingo, com uma grande exposição de armamentos e equipamentos no Parque Barigüi, em Curitiba.

Dentro da programação, os policiais militares que integram o COE (Comandos e Operações Especiais), um grupo altamente especializado da PM, realiza a demonstração de cinco tipos diferentes de técnicas usadas no patrulhamento aéreo e em situações de resgate de reféns ou de transporte rápido de tropa.

As equipes do COE vão demonstrar como é feito o patrulhamento com uso de um helicóptero, como plataforma de observação. Em pé no esqui da aeronave, os policiais conseguem observar toda a movimentação em terra. A segunda parte da demonstração é o rapel, a partir do helicóptero. Os policiais descem com o uso de cordas, numa técnica que é utilizada quando não há como o piloto pousar para o desembarque.

A equipe ainda fará demonstrações de ?fast-rope?, que consiste em uma descida rápida da aeronave, pela corda, de altura aproximada de 10 metros, escorregando apenas com o uso de luvas. A quarta demonstração será o ?mc guire?, a técnica usada no resgate de vítimas. Por fim, como fazer o transporte rápido de tropa, por exemplo, em rebeliões, de uma galeria para outra de um presídio.

As demonstrações do COE têm início às 11 horas deste domingo, mas a programação de aniversário da Polícia Militar é mais extensa. No sábado e domingo será realizado, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, o 1.º Passeio e Encontro Motociclístico da PM. A saída dos participantes está marcada para sábado, às 10 horas, do Quartel do Comando Geral da PM (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1.401, esquina com Avenida Getúlio Vargas).

Passeio Ciclístico

Domingo, às 10h, também será realizado o 13.º Passeio Ciclístico da PM. Para se inscrever, basta doar um quilo de alimento não perecível. Os primeiros 1.500 ciclistas que chegarem ao Quartel do Comando Geral da PM, onde começa o passeio, receberão camisetas. Ao fim do passeio, quem tiver feito a inscrição e chegar até o Parque Barigüi, concorrerá ao sorteio de prêmios, como bicicletas e aparelhos de DVD. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições assistenciais.

Após o encerramento do passeio ciclístico haverá, no Parque Barigüi, uma exposição de armamentos e equipamentos das diversas unidades da Polícia Militar e também diferentes atividades para aproximar a PM da comunidade. O público poderá conferir todos os tipos de policiamento que são desenvolvidos no Paraná, incluindo o trabalho do Projeto Povo, da Força Verde e da Patrulha Escolar Comunitária.