Arquivo / O Estado
Arquivo / O Estado

Ricardo Berzoini: representantes do Campo Majoritário se reunirá com o seu grupo.

O Campo Majoritário do PT, o grupo que no Paraná reúne o presidente estadual do partido, André Vargas, cinco deputados estaduais, e o diretor geral da Usina de Itaipu, Jorge Samek, reúne-se na próxima segunda-feira, dia 5, em Curitiba, com o atual secretário geral do diretório nacional do PT e candidato à presidência do partido, Ricardo Berzoini, para discutir a eleição do próximo dia 18, quando os militantes renovam as direções nacional, estaduais e municipais.

Berzoini almoça em Curitiba com os integrantes da corrente e, após uma entrevista coletiva no início da tarde, na Assembléia Legislativa, participa de uma reunião fechada com as lideranças do grupo. Vargas afirmou que o encontro se destina a discutir a campanha nacional, mas também no Paraná e nas cidades do Estado.

A vinda de Berzoini a Curitiba compensa a ausência do ex-ministro da Educação, Tarso Genro, que antes de renunciar a candidatura à presidência do partido, cancelou sua participação no debate entre os candidatos ao comando nacional do diretório realizado em Curitiba no domingo passado, dia 28. Indicado para substituir Genro no debate, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, teve sua participação vetada pelos demais candidatos, que invocaram um acordo anterior firmado por todas as correntes que interditava substituições de candidatos a presidente.

Berzoini entrou no lugar de Genro, sob inspiração do deputado federal José Dirceu. Genro defendia o afastamento de Dirceu da chapa do grupo ao diretório nacional e o diálogo com a esquerda do partido.

Debate

Os seis candidatos à presidência estadual do PT participam, hoje em Curitiba, do último de uma série de debates sobre suas propostas para o partido. Curitiba tem 5.334 filiados em condição de voto na eleição do próximo dia 18 de setembro. É a cidade com o maior número de filiados do PT no Estado. Em segundo lugar, está Cascavel, com 3.996 filiados, Foz do Iguaçu com 3.199 filiados e Londrina com 2.328 filiados. Em todo o Estado, são mais de cinqüenta mil filiados.

O debate será realizado no auditório do Hotel Afâmia, no centro de Curitiba, a partir das 14 horas. Estão inscritos, além de Vargas que concorre à reeleição, o deputado estadual Tadeu Veneri, o deputado federal Dr.Rosinha, o ex-prefeito de Maringá João Ivo Callefi, o vereador de Cascavel Adherbal de Mello e o professor Cafuringa.