Em encontro realizado hoje, o primeiro-ministro português, José Sócrates, anunciou à presidente Dilma Rousseff (PT) que o Brasil é prioridade para Lisboa. “O Brasil é a mais alta prioridade para a política externa portuguesa”, comentou após encontro no Palácio do Planalto. O líder português explicou que, além das relações históricas entre as duas nações, o mercado brasileiro é um dos que mais cresce no mundo e que, por isso, merece atenção especial das autoridades portuguesas.

Durante o encontro, Dilma e Sócrates também falaram sobre a situação econômica de Portugal, que tem sofrido com as consequências da grave crise financeira que assola alguns países da Europa. No encontro, os dois falaram ainda da importância dos voos da empresa aérea portuguesa TAP, que tem aumentado o tráfego de turistas entre os dois países.

No início da manhã, Dilma também recebeu o príncipe Felipe de Astúrias, herdeiro da Coroa espanhola. Na reunião, segundo o novo ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, os dois falaram sobre a organização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro e de temas ligados à agenda bilateral entre Brasil e Espanha. Felipe de Astúrias entregou, ainda, uma carta escrita pelo seu pai, o rei Juan Carlos, à nova presidente.