A Câmara Municipal de Curitiba está preparando a instalação de uma rádio on line, que permitirá, de qualquer lugar do mundo, o acompanhamento das sessões da Casa. O serviço, que funcionará através de uma adaptação do sistema interno de som à Internet, faz parte de uma série de mudanças desenvolvidas no site da Câmara com o objetivo de divulgar o maior número de informações à população e garantir a transparência do trabalho legislativo. Segundo o presidente, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), a idéia da mesa executiva é, dentro das possibilidades e respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, dar essa condição de transparência de leis e do processo interno da Câmara, proporcionando a visão do cidadão sendo vereador”.

Desde o início do mês, o site (www.cmc.pr.gov.br) oferece dados atualizados de todos os setores, como os relatórios da gestão fiscal, as leis e requerimentos apresentados pelos parlamentares, a ordem do dia, agenda de eventos, além das notícias e fotos produzidas pela assessoria de imprensa. O trabalho, operacionalizado pela equipe de informática da Casa, envolveu não só o desenvolvimento do site, como a estrutura de hospedagem, aumentando a velocidade de acesso.

O banco de dados também permite pesquisa, devendo ser de grande utilidade a escolas, veículos de comunicação, advogados. Conforme o Departamento de Informática, é possível, ainda, fazer o download de todas as leis, como a LDO, que deve ser votada antes do início do recesso parlamentar. Estão disponíveis, ainda, os símbolos de Curitiba, várias versões do hino da cidade e os Códigos de Trânsito, Penal e Civil, entre outros. “Os vereadores são muito cobrados e, por isso, queremos garantir que a população tenha acesso ao trabalho que não é visto diariamente, mas é realizado com seriedade”, conclui Derosso.