Em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a disputa pela Prefeitura pode se limitar a apenas dois candidatos. Na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral considerou José Cláudio Stevani (PTdoB) inapto para a disputa e, agora, a Justiça Eleitoral decide o futuro de outro candidato, o Professor Luizão (PT).

Ele é acusado de abuso de poder econômico e político e também por ter suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas. Em primeira instância, a Justiça Eleitoral da cidade o considerou apto a participar do pleito.

A ação está sendo movida pelos partidos PPS, PSDB, PTB e PSDC, que recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O processo foi encaminhado ao Ministério Publico Eleitoral que fará seu parecer e depois retorna ao TRE.

Os outros dois candidatos à Prefeitura de Pinhais são Leonildo Sandri (PRB) e Marcos Ceschin do (PPS). A cidade teve um crescimento de 3,6% no número de eleitores em relação a última eleição e é ainda um dos municípios que apresenta o maior número de candidatos à Câmara de Vereadores: 209.