A função de um senador é semelhante muito à de um deputado federal, já que ambos atuam na criação de leis e também na fiscalização dos atos do presidente da República. No entanto, é exclusiva atribuição dos senadores aprovar a indicação feita pelo presidente de nomes para ocupar cargos como o de diretor do Banco Central e também de diplomatas brasileiros que representam o país no exterior.

Quem são os candidatos a Senador do Paraná nas eleições 2018

Alex Canziani (PTB) – 144

alex-canzianiCasado(a), Deputado, nascido em 11/06/1964 em Londrina-PR, candidato a Senador no Paraná pelo PTB – Partido Trabalhista Brasileiro. Vereador e vice-prefeito de Londrina na década de 1990, está na Câmara Federal desde 1999 de forma ininterrupta. Costuma se eleger com o mote de “deputado da educação”, tendo sido, por exemplo, relator da lei que criou os institutos federais no país e criador da Frente Parlamentar da Educação no Congresso. No entanto, para se eleger senador numa briga com Richa e Requião, será preciso mais do que isso. Além de não ser de um dos grandes partidos, terá de enfrentar o desconhecimento do nome dele pela quase totalidade dos eleitores do estado. Veja perfil completo!

Beto Richa (PSDB) – 456

beto-richaCasado(a), Engenheiro, nascido em 29/07/1965 em Londrina-PR, candidato a Senador no Paraná pelo PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira. Após manter suspense por meses se renunciaria ao mandato de governador para disputar o Senado, Richa optou por não interromper a própria trajetória política abruptamente depois de 23 anos. Também pesou na decisão de ser candidato fortalecer o projeto nacional do PSDB e permitir que o filho concorra a deputado estadual. Além do recall de nome mais importante da política estadual nos últimos sete anos e da “facilidade” de haver duas cadeiras em jogo, o tucano contará com uma ampla estrutura de aliados espalhada por todo o estado, que foi construída no cargo de governador. Por outro lado, terá de lidar com as críticas pelas medidas impopulares que tomou à frente do Palácio Iguaçu, como aumento de impostos e arrocho aos servidores, e também pelos diversos escândalos de corrupção. Veja perfil completo!

senador-luiz-adao

Compadre Luiz Adão (DC) – 277

Casado(a), Advogado, nascido em 29/03/1963 em Cacador-SC, candidato a Senador no Paraná pelo DC – Democracia Cristã. Natural de Caçador, no interior de Santa Catarina, vive no Paraná desde os dez anos de idade. Já disputou diversas campanhas políticas: vereador, vice-prefeito, deputado federal, deputado estadual e governador. Jamais foi eleito. Veja perfil completo!

 Flávio Arns (REDE) – 181

senador-flavio-arnsCasado(a), Professor de Ensino Superior, nascido em 09/11/1950 em Curitiba-PR, candidato a Senador no Paraná pelo REDE – Rede Sustentabilidade. Sobrinho de Zilda Arns, sempre militou na promoção social e na luta por direitos das pessoas com deficiência. Já foi deputado federal, senador, vice-governador e secretário de Estado – atualmente está sem mandato. Numa carreira política curiosa, já esteve no PSDB e no PT e, como completo azarão, elegeu-se senador em 2002, derrotando o ex-governador Paulo Pimentel. Numa eleição tão dividida como se avizinha, espera mais uma vez correr por fora. Veja o perfil completo!

senador-gilson-mezarobbaGilson Mezarobba (PCO) – 290

Casado, Professor de Ensino Médio, nascido em 11/04/1969 em Jacutinga-RS, candidato a Senador no Paraná pelo PCO – Partido da Causa Operária – Gilson Mezarobba tem 49 anos e é professor da rede estadual e de universidades. Já atuou na direção do núcleo da APP-Sindicato de Guarapuava e foi dirigente do PT. Mora em Pitanga, no Norte do estado, com a esposa e um filho de 16 anos. Nascido em Jacutinga, no Rio Grande do Sul, tem mestrado pela Universidade Estadual de Londrina e doutorado pela Universidade Tuiuti. Disputa a primeira eleição. Veja perfil completo!

senador-jacqueline-marmigianiJacqueline Parmigiani (PSOL) – 500

Casada, Professora de Ensino Médio, nascida em 22/11/1963 em São Paulo-SP, candidata a Senador no Paraná pelo PSOL – Partido Socialismo e Liberdade. Nascida na cidade de São Paulo, é antropóloga formada pela USP e professora do curso de Ciências Sociais da Unioeste. Enquanto universitária, participou de movimentos estudantis e, já como professora, passou a defender causas sociais, em particular a luta pelos indígenas. Considera-se feminista, socialista e defensora das minorias. Na única eleição que disputou, para prefeita de Toledo em 2016, ficou em último lugar, com apenas 891 votos (1,19% dos válidos). Veja perfil completo!

senador-mirin-goncalvesMirian Gonçalves (PT) – 131

Solteira, Advogado, nascida em 22/07/1961 em Tupi Paulista-SP, candidata a Senador no Paraná pelo PT – Partido dos Trabalhadores. Natural de Tupi Paulista, no interior de São Paulo, lutou pela democratização do país junto aos movimentos populares durante o regime militar e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Como advogada, atua há vários anos na defesa do direito dos trabalhadores e na luta pelos direitos humanos. Aprofundou sua formação acadêmica e especializou-se em Direitos Humanos em Huelva, na Espanha, e adquiriu o título de mestre em Direitos das Relações Sociais na UFPR. O único cargo eletivo que ocupou foi o de vice-prefeita de Curitiba entre 2013 e 2016, na gestão Gustavo Fruet (PDT). Veja o perfil completo!

Nelton (PDT) – 123

senador-neltonCasado, Advogado, nascido em 29/09/1947 em Sobradinho (RS), candidato a Senador no Paraná pelo PDT – Partido Democrático Trabalhista. Gaúcho de Sobradinho, veio para o Paraná com a família aos 17 anos. Formou-se em Direito pela PUC em 1972 e, no ano seguinte, ingressou no MDB. Elegeu-se deputado estadual em 1978 e, no mandato, fazia oposição ao regime militar. Na sequência, conquistou uma cadeira na Câmara Federal, da qual se licenciou para ser secretário do Interior na gestão José Richa. Foi um dos 512 deputados federais constituintes. Ajudou a fundar o PSDB no final dos anos 1980. Já nos anos 2000, foi coordenador-geral do Fórum Contra a Privatização da Copel. No governo Lula, foi diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu. Entrou na eleição aos 48 do segundo tempo diante da desistência inesperada de Osmar Dias, com a missão de dar palanque no Paraná ao presidenciável Ciro Gomes. Veja perfil completo!

Oriovisto (PODEMOS) – 191

senador-oriovistoDivorciado, Empresário, nascido em 12/08/1945 em Batatais-SP, candidato a Senador no Paraná pelo PODE – Podemos. É um dos fundadores do Curso Positivo em 1972, que fez história entre os pré-vestibulares de Curitiba. Desde então, o empreendimento se desdobrou em um conglomerado que atualmente possuiu gráfica, editora de materiais didáticos, universidade e fabricante de celulares e equipamentos de informática, entre outras iniciativas. É ex-presidente do Grupo Positivo e ex-reitor da Universidade Positivo. Quando jovem, participou de movimentos estudantis que combatiam a ditadura militar (1964-1985). Apesar de ter sido filiado ao PSDB por mais de dez anos, nunca havia disputado uma eleição ou ocupado cargo público. Veja perfil completo!

Roberto Requião (MDB) – 151

senador-requiaoCasado, Senador, nascido em 05/03/1941 em Curitba-PR, candidato a Senador no Paraná pelo MDB – Movimento Democrático Brasileiro. Está na vida pública desde 1983, sempre no MDB. Foi deputado estadual, prefeito de Curitiba, senador duas vezes e governador outras três. Político ácido e de posturas polêmicas, tem sido um dos maiores defensores do ex-presidente Lula, assim como foi da ex-presidente Dilma Rousseff. Nesta eleição, deve capitalizar a imagem de anti-Richa e ter como trunfo o apoio de boa parte do funcionalismo público estadual, que sofreu com medidas tomadas na gestão do tucano e soma um contingente de centenas de milhares de eleitores. Veja perfil completo!

Rodrigo Reis (PRTB) – 283

senador-rodrigo-reisCasado, Advogado, nascido em 07/01/1974 em Curitiba-PR, candidato a Senador no Paraná pelo PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro. Natural de Curitiba, é filho da vereadora Julieta Reis (DEM). Durante anos, participou de programas de rádio e tevê voltados aos direitos do cidadão e ao atendimento jurídico a pessoas mais pobres. Entrou na vida político-partidária há cerca de um ano, depois de ajudar na coordenação de um dos diversos grupos a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Disputou uma única eleição, para deputado estadual, e não teve sucesso. Veja perfil completo!

Rodrigo Tomazini (PSOL) – 505

senador-rodrigo-tomaziniSolteiro, Servidor Público Estadual, nascido em 19/01/1978 em Botucatu-SP, candidato a Senador no Paraná pelo PSOL – Partido Socialismo e Liberdade. Natural de Botucatu, no interior de São Paulo, cursou a faculdade de Ciências Biológicas em Cascavel, no Oeste paranaense. Lá ingressou no movimento estudantil e, consequentemente, iniciou sua militância política. Desde 2006, é militante sindical e agente educacional do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. Já disputou duas eleições, mas pelo PSTU: para deputado estadual em 2010 e para governador em 2014. Veja perfil completo!

senador-roselaineRoselaine Barroso Ferreira (Patriotas) – 510

Solteira, Advogada, nascida em 14/12/1983 em Sertãozinho-SP, candidata a Senador no Paraná pelo PATRI – Patriota. Natural de Sertãozinho, no interior de São Paulo, formou-se em Direito em Paranaguá em 2015. Entrou no Patriota, antigo Partido Ecológico Nacional (PEN), em julho de 2017. Já trabalhou como assessora parlamentar de um deputado na Assembleia Legislativa de São Paulo e disputa um cargo eletivo pela primeira vez. Tem 34 anos e milita na defesa das mulheres, dos negros e dos pobres. Veja perfil completo!

Zé Boni (PRTB) – 288

senador-zeboniCasado, Administrador, nascido em 05/09/1977 em Loanda-PR, candidato a Senador no Paraná pelo PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro. É filiado ao nanico PRTB – também já foi do DEM e do PSL. Foi eleito vereador em Santa Cruz de Monte Castelo, no Noroeste do Paraná, aos 18 anos, em 1996. Exerceu quatro mandatos consecutivos na Câmara da cidade, onde o irmão é o atual prefeito. No governo Beto Richa (PSDB), atuou na Cohapar e na Casa Civil. O último cargo público que ocupou foi na Corregedoria da Assembleia Legislativa, com salário de R$ 14,3 mil. Veja perfil completo!

VEJA MAIS CANDIDATOS

Candidatos a Governador do Paraná nas eleições 2018

Candidatos a Presidente nas eleições 2018