Foto: Luis Alves/Agência Câmara

Aldo: discussão de idéias.

Os três candidatos à presidência da Câmara vão se enfrentar em debate na TV, inaugurando uma nova forma de disputa na casa legislativa. Os três concorrentes – Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR) – já confirmaram participação no encontro, que será transmitido pela TV Câmara.

Ao anunciar o debate, Aldo, atual presidente da Câmara, afirmou que será uma forma de os candidatos discutirem as idéias e as propostas para a instituição. A data ainda será confirmada, mas o debate deverá acontecer na próxima semana.

Com aparente vantagem na disputa, Chinaglia poderá ser o mais prejudicado no debate. Com a candidatura mais identificada com os partidos que estiveram envolvidos no escândalo do mensalão, Chinaglia deverá ser o mais cobrado a dar explicações. As regras e o formato do debate ainda serão definidos pelos candidatos e seus assessores.

?O debate é importante como forma de mostrar as contradições da Casa e os caminhos que podem ser adotados?, afirmou Fruet. Chinaglia disse não temer cair em eventuais ?armadilhas? de seus adversários e que concordava em participar do debate.

Fruet, que entrou na disputa na terça-feira, defendeu a participação popular nas discussões sobre a escolha do presidente da Casa.