curitiba220405.jpg

Curitiba: o maior PIB do Estado.

O município de Curitiba possui o maior PIB do Estado do Paraná, seguido por Araucária e Foz do Iguaçu, enquanto que o maior PIB per capita pertence a Araucária. Os números estão no estudo realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que mostra o valor do Produto Interno Bruto de cada um dos 5.561 municípios do País. O objetivo é dar instrumentos para a mensuração do desempenho das economias municipais, facilitando o planejamento por parte dos gestores municipais de medidas que venham a contribuir com o desenvolvimento do município.

Esse estudo vem preencher uma lacuna na área de estatística do País, uma vez que deste 1993 o IBGE não divulga estudos com o PIB individualizado de cada município, divulgando apenas a informação agregada do País e dos estados. A entidade está divulgando nesse momento os dados referentes aos anos de 2001 e 2002, mas pretende, a partir de agora, divulgar anualmente essas informações consideradas fundamentais para o planejamento de nossas cidades.

A metodologia da pesquisa foi desenvolvida por técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e estima os valores dos Produtos Internos Brutos (PIBs) dos 5.561 municípios do Brasil existentes em 2001 e 2002, a partir do rateio dos Produtos Internos Estaduais para os respectivos municípios, de acordo com suas participações no Valor Adicionado Fiscal (VAF).

Outro ponto a ser ressaltado é que 73 municípios brasileiros possuem PIB per capita equivalente ao PIB per capita médio dos Estados Unidos, cerca de R$ 35 mil.

De acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, os municípios terem esses dados disponíveis é importante para a atração de investimento privado e para o planejamento da gestão com vistas a geração de emprego e renda. A íntegra do estudo pode ser conferida no site da CNM (www.cnm.org.br).