Técnicos de prefeituras de todo o Paraná iniciam hoje a segunda etapa do Programa de Capacitação para a Gestão Municipal, com atividades de treinamento técnico promovidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano/Paranacidade. Cerca de 600 técnicos indicados pelas prefeituras deverão participar dos cursos realizados nos escritórios regionais.

Determinados pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, e previstos na Política de Desenvolvimento Urbano e Regional para o Estado (PDU), os cursos e treinamentos visam fortalecer institucionalmente os municípios, aumentando a autonomia e reduzindo custos desnecessários das prefeituras.

“Vamos resgatar a boa prática iniciada pelo governador Roberto Requião em sua primeira gestão, de promover a capacitação permanente dos agentes municipais e melhorar a gestão pública na base”, afirma Adur, que lembra que a secretaria conta com profissionais preparados para tratar de questões municipais.

Os cursos são ministrados por técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano/Paranacidade, a custo zero para os municípios. Nesta etapa, que vai até dezembro, os cursos são aplicados por módulos independentes e irão abordar temas como Estatuto da Cidade, gestão urbana e licitações.