“O partido é democrático e democracia se faz com o voto”. Com essa frase o presidente do PSDB de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso, reagiu à informação de que a direção estadual do PSDB pretende substituir a convenção partidária municipal, prevista para março, por uma composição de consenso entre as principais lideranças municipais e estaduais do partido e o governador Beto Richa.

A substituição da convenção foi interpretada como uma vitória do ex-deputado federal Gustavo Fruet, que almeja presidir o partido em Curitiba, mas diz não ter condições de disputar uma convenção já em março, por não ter, sequer, a lista de filiados do partido.

A convenção não é importante só para a definição do presidente da legenda, mas, também, para a escolha dos delegados que votarão na convenção pré-eleitoral de 2012, quando o partido decidirá quem lançar como candidato ou qual coligação apoiar. A pretensão maior de Fruet é disputar a prefeitura de Curitiba no ano que vem.

Derosso disse que não foi comunicado de nenhum cancelamento de convenção e avisou que ele, na qualidade de presidente municipal da legenda, mantém para o dia 20 de março a eleição do novo comando do PSDB de Curitiba.

“A convenção está mantida, estão mantidas todas as datas do calendário da Executiva Municipal. Faremos, sim, a pedido do deputado Valdir Rossoni (presidente estadual do partido) com a direção do partido e o governador do estado para que haja um acordo entre o PSDB municipal, estadual e o governador”, disse Derosso, informando que esse conversa não substituiu a convenção.

“Nós gostamos de eleições. Nenhum político gosta de tapetão. Eu parto deste princípio e vamos fazer, com certeza, nossa convenção municipal”, disse.

Derosso negou, no entanto, que seja pré-candidato à presidência do partido. “Faço parte de um acordo entre o presidente Rossoni e o governador Beto Richa. Tudo pode ser discutido e negociado entre as partes. Se não tivermos um outro nome, posso disputar. Se tivermos outro nome de consenso, podemos discutir”, disse, citando Gustavo Fruet, Fernanda Richa, Marcelo Richa e Celso Torquato, como outros bons nomes.