A edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU) foi divulgada somente no início da noite, e apenas em versão eletrônica, na internet. O DOU é tradicionalmente publicado na internet no início da manhã, ao mesmo tempo em que as versões impressas são expedidas para todo o Brasil. Nos últimos dias, no entanto, atrasos na divulgação do Diário Oficial têm sido frequentes, sendo hoje verificada a situação mais crítica.

A presidente da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional (Asdin), Denise Guerra, informou que os atrasos na publicação do DOU – inclusive o atraso de hoje – ocorrem devido a uma “operação tartaruga” dos servidores do órgão, em movimento cujo principal pleito é a criação de uma carreira específica para a Imprensa Nacional.

Segundo Denise, os atrasos começaram a acontecer no final deste mês, envolvendo tanto a publicação do DOU na internet como a expedição de exemplares impressos. Hoje, no entanto, o atraso durou praticamente todo o dia. A presidente da associação informa que a Imprensa Nacional conta com 317 servidores e que o último concurso para o órgão foi realizado em 1985.

O diretor-geral da Imprensa Nacional, Fernando Tolentino, informou que ele mesmo foi o responsável por publicar a edição do DOU de hoje na internet. O diretor ressaltou que o impasse com os servidores envolve uma negociação com a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, por tratar-se da criação de carreira específica. Uma reunião com os servidores do IN e do Planejamento, no entanto, está marcada para o dia 6 de setembro para tratar da questão. A Imprensa Nacional é um órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República.

Para evitar o risco de que amanhã (1º) haja tamanho atraso na publicação do Diário Oficial como foi verificado hoje (no caso de continuidade da “operação tartaruga” dos servidores), a direção da Imprensa Nacional já está preparando alternativas de operação. Segundo Tolentino, a versão eletrônica será publicada na internet mais cedo que hoje e, caso necessário, a impressão de exemplares será realizada em outras gráficas.