Por meio do microblog Twitter, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci anunciou nesta terça-feira (21) o veto ao projeto aprovado pela Câmara dos Vereadores que autoriza o fechamento do tráfego de veículos em ruas sem saída. “Vetei agora o projeto que autoriza o fechamento de ruas sem saída em função de inconstitucionalidade e tendo como base o plano diretor”, twittou Ducci

“O Plano Diretor estabelece princípios de convivência na cidade. Em respeito ao Plano Diretor, e seguindo pareceres técnicos e jurídicos, optei pelo veto à proposição”, disse o prefeito. “A cidade precisa ser maior que os seus desafios.”

O projeto, que havia sido aprovado em primeiro turno por 22 votos a 4 no último dia 29, restringia o tráfego nesses locais apenas a moradores e visitantes autorizados. A autoria é do vereador Mario Celso Cunha (PSB).

Novos secretários

Também nesta terça-feira (21) foram anunciados os novos secretários municipais de Educação, Defesa Social, Antidrogas, Recursos Humanos e Assuntos Metropolitanos, além dos presidentes da Fundação de Ação Social e do Instituto Curitiba de Informática, o novo diretor de Transporte da Urbs, e novos administradores das Regionais Cajuru e Portão. Outra novidade é a criação da Secretaria Especial Municipal de Relações com a Comunidade. Dos 11 novos gestores, dez já pertencem à administração municipal.

Liliane Casagrande Sabbag será a nova secretária da Educação. A nova Secretaria Especial de Relações com a Comunidade será dirigida por Fernando Guedes e o biólogo José Roberto Borghetti será secretário para Assuntos Metropolitanos. Já a médica de carreira da Prefeitura Marry Salette Dal Prá Ducci será a presidente da Fundação de Ação Social (FAS)

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos será ocupada por Maria do Carmo Aparecida de Oliveira. Na área de Segurança, Ducci optou por um remanejamento nas funções, também com aproveitamento de gestores que já fazem parte da administração. O atual secretário Antidrogas, Nazir Abdalla Chain, responderá pela Secretaria da Defesa Social, no lugar de Marcus Michelotto, que será delegado chefe da Polícia Civil do Paraná. O arquiteto Lubomir Ficinski, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), será o novo diretor de transporte da Urbs.