O governo do Estado anunciou ontem a realização de um concurso público para a contratação de professores para a rede pública estadual de ensino. Serão abertas 14.287 vagas distribuídas entre quinze disciplinas para escolas de todo o Estado. As inscrições abrem na próxima segunda-feira, dia 1.º, e vão até o próximo dia 15.

As provas estão marcadas para o dia 25 de novembro e as inscrições serão feitas pela internet. Os interessados devem acessar o site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no endereço www.nc.ufpr.br , ou o site do Portal Dia-a-Dia Educação: www.diadiaeducacao.pr.gov.br .

O valor da inscrição é de R$ 60,00. O resultado das provas está previsto para ser divulgado no dia 17 de dezembro. A chefe do setor de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Sheila Regina Assef, explicou que o concurso tem novas regras. Uma delas exige que o candidato já relacione no momento da inscrição os títulos que contarão ponto na nota final. A comprovação dos títulos será feita na etapa seguinte.

Para professores de 5.ª a 8.ª série do ensino fundamental e ensino médio estão destinadas 11.099 vagas. As quinze disciplinas são Português, Matemática, Física, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Alemão, Italiano, Filosofia, Ciências, Artes, Biologia, Química e Educação Física. Serão preenchidas ainda 785 vagas para pedagogos, 1.205 para educação profissional e 1.205 na área de educação especial.