Os prefeitos de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi (PDT) e de Ciudad del Este, Javier Zacarias Irún, vão aproveitar a vinda dos dois presidentes à fronteira para entregar um manifesto conjunto das cidades para os presidentes do Brasil e do Paraguai. Luiz Inácio Lula da Silva e Nicanor Frutos estarão em Foz do Iguaçu na segunda-feira para inauguração das duas últimas turbinas na Hidrelétrica de Itaipu e receberão dos prefeitos uma carta com um apelo para que as cidades de fronteira sejam tratadas com mais atenção.

Os principais assuntos da carta são a criminalidade, o desemprego e a miséria. ?Queremos que nossas cidades sejam tratadas de forma diferenciada, pois vivemos num lugar com problemas únicos. Por maior que seja a nossa boa vontade, dedicação e patriotismo, jamais poderemos superar estes graves problemas sem a ajuda dos governos federais?, disse Mac Donald.

Na ótica de Paulo e Irún, a região precisa de um plano integrado de desenvolvimento, com a criação de pólos industriais que poderão abastecer as lojas de Ciudad del Este, principalmente de eletrônicos. ?Esta é uma possibilidade concreta, através de redução de impostos, incentivos extras e investimentos no Parque Tecnológico de Itaipu?, sustenta a carta. Os prefeitos também reivindicam investimentos nos efetivos policiais, o livre trânsito fronteiriço, a saúde integrada e o combate conjunto à prostituição infantil.