Agência Senado
Gleisi Hoeffmann: senador é o único que tem mandato de oito anos e é um sistema majoritário de eleição.

 

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) vai apresentar proposta de emenda à Constituição (PEC) para limitar a reeleição de senadores a dois mandatos. Em pronunciamento realizado nesta sexta-feira (18) no Plenário, ela defendeu que o tema seja incluído nos debates que a Comissão da Reforma Política está fazendo quanto à reeleição de governadores e presidente da República.

Gleisi argumentou que o senador é o único que tem mandato de oito anos e é um sistema majoritário de eleição. “Uma reeleição nos coloca nesta Casa por 16 anos, três reeleições nos colocam nesta Casa por 24 anos. Não estou dizendo que a permanência de alguém seja ruim para a democracia ou seja ruim para os procedimentos da Casa, até porque acho que ela tem pontos positivos: a experiência, os conhecimentos acumulados. Mas o mesmo tempo que traz a experiência pode também trazer os vícios e as acomodações”, argumenta.

O que Gleisi vai propor é que os senadores tenham direito a mais uma reeleição. “A limitação da reeleição tem, entre as suas finalidades, a de conter o processo de personalização do poder e entendemos que tal princípio se aplica também ao caso dos senadores. Depois, pode haver uma vacância e o senador voltar a reeleger-se novamente”, explica.