Tribunal de Contas

Ex-governador Emílio, Heinz Herwig
e o governador Roberto Requião.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Heinz Georg Herwig, foi homenageado ontem pela Assembléia Legislativa, com o título de Cidadão Honorário do Paraná, por iniciativa do deputado Antonio Anibelli (PMDB), amigo de longa data do presidente do TC, a quem carinhosamente chama de "Alemão". A proposta da homenagem foi feita há 20 anos, quando Heinz Herwig ocupava o cargo de secretário dos Transportes no governo José Richa.

"Sinto-me orgulhoso porque o título que agora recebo concede-me a honra de ser, formalmente, o que há muito me considero de fato: um cidadão paranaense", afirma Heinz. "Foi este Estado que me acolheu com carinho. Foi ele que abriu-me seus horizontes e colocou, à minha frente, as oportunidades que oferece a todas as pessoas -brasileiros ou estrangeiros, que a procuram", acrescentou.

Prestigiaram a solenidade, realizada no plenário da Assembléia, autoridades municipais, estaduais e federais. A mesa de honra foi composta pelo governador Roberto Requião (PMDB); o presidente da Assembléia, deputado Hermas Brandão (PSDB); o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Tadeu Marino Loyola Costa; o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB); o presidente da Câmara Municipal, João Derosso, entre outras autoridades.

Após o encerramento da sessão, Herwig recebeu os cumprimentos dos convidados no Espaço Cultural da Assembléia.

Cidadão

Heinz Herwig nasceu em Blumenau, Santa Catarina, é casado, engenheiro civil formado pela UFPR em 1965. Foi o engenheiro residente da pavimentação do trecho Londrina – Warta pela empresa S. Menegusso & Cia Ltda, secretário de Planejamento da Prefeitura de Londrina na gestão do ex-prefeito José Richa, diretor presidente dos serviços de pavimentação de Londrina, secretário de urbanismo, obras e viação da prefeitura de Londrina, diretor técnico da empresa Construmat Pavimentação e Saneamento Ltda.

Em 1983 iniciou suas atividades na área do governo estadual, convidado pelo governador José Richa.