Foto: Divulgação de Itaipu Binacional

Presidente da Alemanha também visitou as instalações da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

A beleza das Cataratas do Iguaçu fez com que o presidente da Alemanha, Horst Köhler, passasse por Foz do Iguaçu antes do seu encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje, em Brasília. Ontem, o presidente alemão visitou brevemente a região. Quando chegou no aeroporto internacional da cidade foi recebido pelo prefeito Paulo Mac Donald Ghisi e pela primeira-dama, Hildegard Lipzinger Ghisi, que é alemã. O presidente da Alemanha e a sua comitiva de 70 pessoas ficaram apenas quatro horas em Foz do Iguaçu.

Ainda no aeroporto, Köhler recebeu os cumprimentos de outras autoridades, como o embaixador do Brasil na Alemanha, Luiz Felipe de Seixas Correa, e o embaixador da Alemanha no Brasil, Friedrich Prot von Kunow. O presidente alemão embarcou em um helicóptero e foi para a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Lá, foi recebido pelo diretor-geral Jorge Samek e outros funcionários. Köhler visitou as instalações da usina e participou da troca de presentes. Depois da visita a Itaipu, o presidente da Alemanha sobrevoou o Parque Nacional do Iguaçu. Ele e sua comitiva seguiram posteriormente para um hotel localizado dentro do parque, onde teriam uma programação privada. No início da tarde, Köhler viajou para Brasília.

A escala do presidente da Alemanha em Foz do Iguaçu aconteceu porque ele e a comitiva haviam visitado anteriormente o Paraguai. Pela proximidade geográfica, Köhler optou por conhecer a beleza das Cataratas do Iguaçu. A visita a Itaipu ocorreu porque uma grande empresa alemã ajudou muito na construção da usina.

Köhler permanece no Brasil até o dia doze de março. Hoje, ele se encontra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de Brasília, o presidente alemão e sua comitiva visitam as cidades de São Paulo, Recife, Olinda e Manaus.