A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aumentou a vantagem sobre seu adversário na disputa eleitoral neste segundo turno, José Serra (PSDB). Pesquisa Ibope divulgada hoje e encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela Rede Globo mostra a petista com 51% das intenções de voto e o tucano com 40%. Na primeira mostra do Ibope no segundo turno, divulgada no dia 13, Dilma tinha 49% e Serra, 43%. A diferença entre os dois candidatos, portanto, foi de 6 para 11 pontos porcentuais.

De acordo com a sondagem divulgada hoje, o total de votos brancos e nulos somou 5% e o dos eleitores que não sabem ou não responderam em quem vão votar ficou em 4%. Se levados em conta apenas os votos válidos, Dilma aparece agora com 56%, enquanto Serra tem 44% – diferença de 12 pontos porcentuais.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 18 e 20 de outubro e ouviu 3.010 eleitores. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo número 36.476/2010.