Foto: SECS

Jacir: troca de Secretaria.

O secretário especial de Relações Internacionais e Cerimonial, Jacir Bergmann II, tomou posse ontem como novo secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim). Bergmann substitui o empresário Virgilio Moreira Filho, que vai assumir a presidência da Associação Comercial do Paraná (ACP) no dia 7 de agosto, no lugar de Cláudio Slaviero.

Na posse, Bergmann afirmou que vai continuar a desenvolver os programas do governo estadual em andamento na área de desenvolvimento e atração de indústrias. Segundo o novo secretário, continuam sendo prioridades da secretaria a descentralização industrial, o estabelecimento de políticas públicas voltadas para o pequeno e médio empresário paranaense e a geração de emprego e renda.

Quando esteve à frente da Secretaria Especial de Relações Internacionais e Cerimonial, Bergmann foi um dos principais responsáveis pela coordenação das missões comerciais realizadas pelo governo do Estado no exterior. No remanejamento de cargos da administração estadual, no lugar de Bergmann assume Gisele Gulin, que ocupava a chefia do Cerimonial.

O novo secretário afirma que uma das missões comerciais mais bem-sucedidas foi a que realizou na Venezuela, em que foram firmados diversos acordos nas áreas de agricultura, pecuária, meio ambiente e software livre. Um dos desdobramentos da missão trouxe o presidente Hugo Chávez a Curitiba. Segundo ele, a missão de Hugo Chávez trouxe ao Paraná mais de US$ 440 milhões em volume de negócios, parcerias privadas e governamentais.

De acordo com a Seim, em reunião ontem, que contou com a presença do ex-secretário, Bergmann traçou um panorama da criação de empregos no Paraná e informou que o objetivo será de acelerar a busca por novos empreendimentos para atrair negócios e capitais. Moreira, que esteve na chefia da pasta por um ano e dois meses, afirmou que vai continuar contribuindo com o governo do Estado. Segundo o ex-secretário, ele foi convidado para ser o interlocutor das entidades empresariais junto aos órgãos de governo.