O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, foi recebido ontem pelo prefeito de Florença, Matteo Renzi, na Itália. Antes de participar do Fórum Internacional sobre Patrimônio Cultural e Paisagem Urbana, com palestra marcada para hoje, Ducci conversou com Renzi, no Palazzo Vecchio sobre cooperação técnica entre Curitiba e a cidade italiana e sobre desenvolvimento sustentável, tema do fórum.

“Curitiba e Florença têm experiências interessantes, que poderão ser compartilhadas com o intercâmbio e a cooperação técnica entre as cidades”, disse Ducci.

Matteo Renzi destacou os programas de Curitiba que serão apresentados por Luciano Ducci no fórum. “São exemplos importantes de desenvolvimento sustentável, patrimônio cultural e paisagem urbana”.

Em sua apresentação no fórum, hoje, Ducci descreverá a experiência de Curitiba como cidade sustentável, destacando que o investimento em paisagem urbana e meio ambiente pode trazer vantagens econômicas e desenvolvimento para a cidade.

“A sustentabilidade é somente uma ideia até que seja colocada em prática e adotada pela população. Para isso, são necessárias ações. Por isso, Curitiba busca soluções inovadoras e criativas, financeiramente viáveis e, principalmente, que envolvam a comunidade”, afirmou Luciano Ducci.

Matteo Renzi disse a Luciano Ducci que Florença deve participar da 39.ª Conferência Mundial Escoteira, que acontecerá em janeiro de 2011, em Curitiba, com mais de 2 mil escoteiros que virão de 150 países.

“Será uma boa experiência, pois Florença é candidate a sediar a conferência daqui a três anos”, disse Renzi. Da Itália, o prefeito seguirá para a Cidade do México, capital mexicana, onde participará domingo da Cúpula Mundial de Prefeitos sobre Mudanças Climáticas, bem como da apresentação do Green Index Latin America (Índice Verde América Latina), um levantamento feito pelo grupo da revista The Economist sobre a sustentabilidade em cidades da América Latina.