“O presidente está bastante animado com os resultados da ministra Dilma Rousseff nas pesquisas, crente da sua eleição no primeiro turno”, afirmou hoje o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ao relatar conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Questionado sobre o que levava o presidente Lula a confiar na vitória de Dilma no primeiro turno, Sarney respondeu que era a interpretação das pesquisas. “O alcance dos números que a ministra Dilma já tem nesse momento assegura que ela está fazendo uma campanha ascendente”, acrescentou Sarney. “Começamos a campanha no dia 6 e ela já está na frente do seu concorrente”, analisou.

A pesquisa mais recente, divulgada pelo Instituto Datafolha, apontou a petista com 38% das intenções de voto – um ponto porcentual atrás de seu principal adversário, o tucano José Serra, que aparece com 39%.

Os números configuram empate técnico. O levantamento anterior, divulgado pelo Ibope, mostrou Dilma cinco pontos porcentuais à frente, com 40% das intenções de voto, contra 35% de Serra.