Pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira (19) apontou que metade dos brasileiros é contra a realização dos jogos olímpicos Rio 2016. A reprovação dobrou em relação ao último levantamento, feito em 2013. Para 63% dos entrevistados, o evento trará mais prejuízos do que benefícios para a população em geral.

Os dados foram publicados pelo jornal Folha de São Paulo. A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 15 de julho em 171 municípios de todo o país. Segundo o Datafolha, 50% dos entrevistados reprovam os jogos olímpicos Rio-2016; enquanto 40% são favoráveis, 9% indiferentes e 2% não souberam responder. Em junho de 2013, última vez em que a pesquisa foi realizada, 25% dos entrevistados eram contra os jogos olímpicos no Rio de Janeiro – o que mostra que a reprovação dobrou em três anos.

A rejeição em relação á realização do evento esportivo no país é maior nas regiões Sul e Sudeste, principalmente entre pessoas com maior nível de escolaridade e com renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos.

Ainda de acordo com os dados do instituto, 63% dos entrevistados acreditam que os jogos olímpicos trarão mais prejuízos do que benefícios para os brasileiros. Esse número era de 38% em 2013.