O reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreira Junior, disse que está ?liquidada a fatura? de sua pré-candidatura à prefeitura de Curitiba nas eleições municipais deste ano. Moreira fez essa declaração ontem de manhã, no Braz Hotel, durante o lançamento de uma carta aberta à população comunicando que a maioria do PMDB já decidiu pela sua candidatura em Curitiba. A carta informa que, além de integrantes de todas as zonais do partido, a pré-candidatura de Moreira tem o apoio declarado do governador Roberto Requião, do presidente do Conselho Político do PMDB, deputado estadual Alexandre Curi, do líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, do deputado federal Max Rosenmann.

Requião não foi ao ato de pré-lançamento, mas a inclusão do seu nome entre os signatários da carta, encerra qualquer dúvida sobre sua decisão. Para Moreira, ainda que os demais pré-candidatos tenham o direito de apresentar seus nomes à convenção oficial, os apoios que conseguiu já são suficientes para desencorajar uma disputa.

?É direito de cada um pleitear o que quer. Mas a carta definiu o quadro?, declarou o reitor. Ele acha que a divulgação da carta já é o primeiro passo para obter o apoio dos outros interessados na indicação: o deputado estadual Reinhold Stephanes Junior, os deputados federais Marcelo Almeida, Rodrigo Rocha Loures, e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca.

Marcelo Almeida e Rafael Greca já foram procurados pelo reitor. ?Os militantes e os candidatos a vereador já definiram. Vamos aguardar porque o partido vai caminhar?, disse o reitor, sobre a possibilidade de convencer todos os pré-candidatos a desistirem de disputar a convenção. Moreira afirmou que não se incomoda com as dúvidas levantadas sobre as suas credenciais eleitorais para disputar uma prefeitura de capital. ?Ninguém é eleito de véspera. Tem que construir?, justificou.

Chapa

A carta de apoio a Moreira foi subscrita por 50 dos 57 candidatos a vereador pelo partido. Os nomes que compõem a chapa foram apresentados durante o pré-lançamento de Moreira. Entre eles estão os ex-deputados Mário Bradock, Algaci Túlio, Julio Ando, o presidente do diretório municipal, Doático Santos, e a diretora do Centro de Convenções, Marcia Schier.

Na carta, que termina com uma palavra de ordem ?Moreira Prefeito, Por uma Curitiba mais Feliz?, o PMDB de Curitiba comunicou que o reitor tem o apoio de setenta por cento dos membros do diretório municipal e que é o nome de confiança do partido para apresentar o projeto e as bandeiras do PMDB de Curitiba.