A geração de emprego tem sido um dos maiores desafios dos governantes brasileiros. A Prefeitura de Curitiba tem atuado em várias frentes nesse objetivo, seja para atrair novos empreendimentos, seja para apoiar as pequenas e microempresas, que são as maiores empregadoras.

Criamos programas para capacitar os empreendedores e para facilitar a abertura ou a formalização de pequenas empresas, além de abrir uma linha de microcrédito para pequenos negócios. Ações dessa natureza profissionalizam a gestão de empresas e aumentam a renda familiar de milhares de cidadãos, garantindo a Curitiba a condição de capital com as menores taxas de desemprego no País.

Queremos avançar mais, com novos mecanismos de geração de postos de trabalho. O mais importante deles é a criação da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.

Esta nova secretaria vai facilitar a execução de uma série de ações administrativas, econômicas e jurídicas da Prefeitura, todas elas ligadas à criação de empregos. Permitirá, por exemplo, a obtenção de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para a capacitação de mão-de-obra que, mais qualificada, terá melhores condições de se posicionar no mercado de trabalho. Também ficará mais fácil para a Prefeitura firmar convênios e acordos com o Ministério do Trabalho e instituições dedicadas à profissionalização do trabalhador e a programas de desenvolvimento econômico.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego será um instrumento institucional indispensável no esforço para consolidar um ambiente propício ao desenvolvimento sustentável com qualidade de vida em nossa cidade. Um esforço em que se destaca também a modernização da estrutura viária da cidade, com a construção dos binários, em fase de conclusão, e da Linha Verde, já em obras, além da ampliação da infra-estrutura social e urbana, com forte investimento em escolas, creches e novas unidades de saúde.

Enquanto o debate sobre a reforma trabalhista se arrasta, sem perspectiva de definições de curto prazo, Curitiba se adianta na busca de soluções e brinda os trabalhadores, neste Primeiro de Maio, com a criação da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.

Beto Richa. Prefeito de Curitiba